Faça você também: ovos de chocolate na casca

Não precisamos dizer que amamos a páscoa, né? Pra mim, é uma das melhores épocas do ano, já que tudo gira em torno de chocolate, chocolate, chocolate e coisas fofas. Se vocês nos acompanham no facebook e no pinterest, devem ter visto nossa quase “obsessão” pelo assunto. Mas, sério… Tem coisa melhor? ;)

Então, para celebrar a época e presentear os mais queridos, aqui vai o passo-a-passo de um ovo de páscoa feito na própria casca do ovo. É super fácil de fazer e quem ganhar vai amar, nós garantimos! Rsrsrs… Contem pra gente se fizerem, e as reações dos presenteados. Vamos adorar!

OVO DE CHOCOLATE NA CASCA

Ingredientes
• 360g de chocolate amargo picado
• ovos de tamanhos variados

Materiais
• 1 colher de sopa de vinagre branco
• 1 faca pontuda
• papel celofane
• fitas coloridas

Modo de fazer

1. Segurando o ovo de ponta-cabeça (com a parte mais gordinha pra cima) faça um furo de mais ou menos 1 cm (mais ou menos do tamanho de uma unha do dedo mindinho). Basta bater algumas vezes com a pontinha de uma faca bem afiada, que ele vai quebrando aos poucos. Não exagere na força, lembre que você só quer um furinho…

2. Desta vez com o ovo com a parte menor para cima, faça o mesmo processo que o anterior, porém este furinho tem que ser menor. O suficiente para que um palitinho de dente o atravesse. Coloque o dedo indicador tampando o furo da parte de baixo, para que o ovo não comece a sair.

3. Atravesse o furinho menor com um palito, para furar a gema.

4. Em um recipiente, deixe escorrer todo o ovo.

5. Dê uma lavada nas cascas em água corrente, e depois coloque-as para ferver em uma panela com 1 colher de sopa de vinagre. Este processo é importante para higienizar bem a casca e matar qualquer bactéria que possa ter ficado. Deixe as cascas secando por algumas horas. Não queremos que a água entre em contato com o chocolate. Repita o processo de 1 a 5 em todos os ovos que você quiser fazer.

6. Pique 240g de chocolate amargo (ou o que preferir) e coloque em um refratário dentro do microondas. Como chocolate e calor não são muito amigos, é bom ligar e desligar o microondas de 30 em 30 segundos, e ir olhando e mexendo para que não queime. A idéia é somente derretê-lo, não cozinhá-lo, ok? Quando estiver derretido, adicione mais 120g de chocolate picado para que este derreta somente no calor do que já está derretido. Se quiser aumentar a quantidade de chocolate, lembre que a proporção deve sempre ser 2/3 de chocolate derretido no microondas para 1/3 de chocolate à temperatura ambiente.

Com o chocolate já “temperado” (temperagem é o termo utilizado para derreter chocolate, para que quando esteja em contato com a mão não derreta demais), comece a rechear os ovinhos. Eu usei uma colherzinha, mas vc pode fazer com uma seringa se quiser um acabamento mais delicado.

7. Limpe o chocolate que pode ter escorrido nas cascas e coloque para gelar. Deixe por 1 dia, pelo menos.

8. Embrulhe os ovinhos com papel celofane e fitas coloridas e pronto! :)

Dicas!
– você pode tingir as cascas antes de recheá-las. Basta ferver ovos brancos com corante comestível. Fica lindo!
– se quiser acelerar o processo de secagem das cascas, ventile os ovos com um secador de cabelo, fazendo o ar frio entrar pelos furos. Mas tome cuidado pois eles são muito leves e escapam facilmente das mãos!
– entre esvaziar os ovos, higienizar, secar (com o secador de cabelo), temperar o chocolate, rechear e colocar para gelar você vai levar no máximo 3 horas. Considerando que com 2 barras de chocolate de R$4 eu fiz 4 ovos grandes, 2 de codorna e ainda sobrou um pouco (que eu fiz uns bombonzinhos numa forma de silicone em formato de space invaders), acho que valeu a pena, né? Um ovo desses custa R$14,90 em lojas do ramo… Por isso, deixem de preguiça! ;)

2 thoughts on “Faça você também: ovos de chocolate na casca

  1. Pingback: Etiquetas “de / para” para a páscoa | que achado!

  2. Pingback: A páscoa chegou! | que achado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *